QUEM, ONDE E POR QUE FOI
CRIADO O KRAV MAGA
Década de 1940: guerra, violência e morte. Era urgente o surgimento de um meio de se manter vivo. Os mais fortes, com um pouco de sorte, sobreviviam, os outros não.
E foi a partir desta necessidade de lutar pela vida que um homem, Imi Lichtenfeld (Z”L), criou um método para sobreviver em meio a todo aquele horror. Percebeu que todas as técnicas de combates e lutas existentes de nada valiam diante daquela realidade. E tendo como ferramenta apenas seu próprio corpo, como que iluminado, percebeu que esta “ferramenta” poderia ser muito poderosa; entendeu que seus movimentos naturais poderiam ser trabalhados para a defesa própria e combate e que os seus pontos fracos e sensíveis também o eram para seus inimigos e adversários, afinal, o corpo humano é o mesmo.
Com esta conclusão, criou uma técnica corporal e espiritual que seria eficiente para qualquer um, independente de força ou preparo físico, idade ou sexo: defender sua vida com aquilo que possuía, sua mente e seu corpo.
Em meados de 1940, nasceu o Krav Maga pelas mãos de Imi Lichtenfeld (Z”L) em Israel, pouco antes de sua independência. Um caminho de vida para o homem dos novos tempos, que traz soluções para qualquer tipo de violência, seja ela armada ou desarmada, contra um ou vários agressores e até mesmo contra ataques terroristas e situações com reféns.
Em 1948, com a independência do Estado de Israel, o Krav Maga tornou-se a única filosofia de defesa adotada pelo Tzahal, Forças de Defesa de Israel (IDF), polícia e serviço secreto. Na verdade, o nome Krav Maga surgiu em meados de 1950, sendo chamado até então simplesmente de defesa pessoal, ou ainda de defesa pessoal de Imi. Inicialmente, suas técnicas eram restritas apenas à elite militar israelense, mas a partir de 1964 foi liberado o ensino aos militares em geral e à população civil dentro do Estado de Israel.
Foi nesse momento que seu criador abriu 2 academias, uma em Netanya e outra em Tel Aviv, com a intenção de começar a ensinar a população civil as suas técnicas. E então, no início de 1968, aparece na academia de Tel Aviv uma criança, de apenas 3 anos de idade, para começar a treinar Krav Maga. Seu nome? Kobi Lichtenstein.
Contudo, a turma não era infantil e a pequena criança ficaria apenas para algumas aulas de experiência, a fim de entender que aquilo ainda não era para ele. Entretanto, esse período de experiência se estendeu, e se estendeu, e se estendeu mais ainda. Hoje, Mestre Kobi já tem mais de 50 anos de Krav Maga.
Em 1971, Imi entrega a primeira faixa preta a Eli Avigzar e realiza o primeiro curso de instrutores. Em 1978, funda a Associação de Krav Maga Israelense. Então, chega a década de 80 e Imi, com a preocupação de dar continuidade à sua obra, transmitindo-a para o resto do mundo e para as próximas gerações, decide selecionar um pequeno grupo que seria treinado e preparado para este fim, do qual o Mestre Kobi é parte integrante. Em 1987, foi liberado o ensino do Krav Maga fora de Israel.