Krav Maga no aperfeiçoamento das tropas militares brasileiras

“É a capacitação do homem que define o resultado da batalha”.

São muitos cursos ministrados por todo o continente, desde 1990. Os instrutores recebem treinamento especial para poder realizar esse treinamento. Diferente do treino nas academias para público civil, o treino de forças de segurança, tem um programa mais curto e especializado, considerando: objetivos da missão, local da operação, tipo de equipamento, tipo de armamento e tipo de inimigo. O soldado aprende o mesmo Krav Maga que o aluno civil aprende, mas o formato das aulas é diferente. E quais as principais diferenças?

  • Enquanto aluno civil aprende toda a matéria em detalhes, o profissional de segurança vai aprender somente o necessário para lidar com sua função..
  • Os níveis de risco e estresse do cotidiano de um civil, um militar ou policial, exige uma doutrina de aula totalmente diferente.
  • A forma de desenvolver ou conter a agressividade é um outro ponto a ser considerado nas aulas.
  • O tempo para capacitar o profissional de segurança é muito curto, relativamente.
  • As responsabilidades e as consequências de sua atuação serão cobradas publicamente.

E dentro do mundo da segurança, há um enorme leque de situações, muito diferentes uma da outra. Um soldado de fronteira tem realidade diferente de quem faz segurança VIP, ou um policial de operações especiais. Além das particularidades de cada situação, há diferentes níveis de riscos envolvidos, para o próprio soldado, para o objeto ou pessoa a proteger.

Um conflito, mesmo quando os envolvidos têm armas, não é uma troca de tiros. Essa troca de tiros que vemos em filmes de ação, são ficção, e quem pensa que estar armado e saber atirar é suficiente, nunca participou de uma batalha real. Usar o corpo como uma arma e usar a arma sem precisar disparar, assim deve atuar um profissional do ramo da segurança.

O Krav Maga revolucionou o mundo do combate, e deve ser visto como uma tecnologia de guerra, desenvolvida para capacitar o soldado tanto para defesa pessoal, combate corpo-a-corpo e ainda o fortalecimento emocional.  

Criado em Israel na década de 1940, na preparação de grupos que faziam a defesa da comunidade judaica. Com a criação do Estado de Israel em 1948, tornou-se a filosofia de defesa do país, e somente em 1964, saiu para o mundo civil. Em 1990 chegou no continente latino americano através do Grão Mestre Kobi. Sua eficiência é comprovada, e é responsável pelo êxito em todas as guerras que o país de origem enfrentou, e foram muitas, e até mesmo contra os ataques terroristas da região.

Não à toa o Krav Maga é considerada a única arte de defesa pessoal , e não arte marcial. Assim como Israel é o único país no mundo que não tem forças armadas, mas Forças de Defesa: IDF – Israel Defence Forces.

Fonte: https://kravmaga.com.br/pt/categorias/krav-maga-no-aperfeicoamento-das-tropas-militares-brasileiras

Facebook
Twitter
LinkedIn

BLOG

VEJA NOSSAS NOTÍCIAS

Krav Maga na novela

Quando Grão Mestre Kobi chegou ao Brasil em 1990, ninguém tinha ouvido falar sobre Krav Maga. As pessoas nem conseguiam falar; “Krav, o que?!?”

Leia mais »